1° DE JANEIRO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

O mês de janeiro foi escolhido para representar a saúde mental no Brasil, tornando-se o “Janeiro Branco“. Estima-se que em cada 100 pessoas, ao menos 30 sofrem ou sofrerão, em algum momento da vida, de problemas de saúde mental. A campanha foi criada em 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão.

COMO MANTER A SAÚDE MENTAL?

· Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema;

· Reforce seus laços familiares e de amizade – estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!

· Diversifique os seus interesses – uma nova rotina ou atividade física

· Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo. Procure um livro que goste de ler, desenhe, procure fazer artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro! Afinal, qual foi a última vez que fez alguma dessas atividades, hein?

· Consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL?

No Brasil, estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 delas tenham ou venham a ter problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais.

ONDE PROCURAR AJUDA?

Primeiramente, ao perceber que precisa de ajuda ou identificar que alguém que você ama precisa, procure um profissional de psicologia, ao menos para uma avaliação. Então, fale com o seu médico, profissionais de saúde básica, familiares ou amigos. Enfim, não deixe de procurar ajuda.

Quem cuida da mente, cuida da vida!

Aproveite o clima da campanha Janeiro Branco, curta toda a sensação de renascimento que o mês de janeiro, com sua perspectiva de mudança e faça algo imprescindível à sua saúde mental: reveja, de tempos em tempos, suas atitudes. Então recupere suas energias, feche ciclos e inicie uma nova fase!!

Afinal, o que este novo ano pode esperar de você?

Fonte: Site da TJDFT

Compartilhe este produto: